terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ajornamento 2012 - "O outro: diferente e igual a mim"


"O Outro: diferente de mim, igual a mim".



          Conta-se que os discípulos de Amba Bishoi, monge da igreja copto ortodoxa falecido em 417, sabendo que Cristo aparecia a ele muitas vezes, pediram-lhe para que também com eles pudesse acontecer o mesmo. Amba Bishoi consentiu, indicando o dia em que Cristo os encontraria.
          A savana e o deserto se prepararam para aquele encontro. Todos estavam prontos, vestidos com roupas bonitas e muito contentes porque se encontrariam com Cristo. Enquanto caminhavam em direção ao local indicado, encontraram um "velhinho" que repetia a cada um que passava: "Leve-me com você". Mas todos davam a santa desculpa do encontro com Cristo e não o levavam.
          Amba Bishoi passou e viu o velhinho de pé que lhe disse: "Por favor, leve-me com você". Amba Bishoi colocou-o nos ombros e fez um ato de amor àquele próximo. Naquele dia Cristo se encontrou somente com Amba Bishoi; todos os outros perderam esta ocasião.
         Esse episódio nos introduz bem no tema da espiritualidade que desejamos aprofundar este ano: a presença de Jesus no próximo e o nosso amor a ele.
          A Sala estava lotada,  estávamos juntamente com a região do Rio de Janeiro e foi expressivo a presenças dos jovens.
 

Havia um grupo expressivo da região de Ribeirão Preto.

          A Obra está iniciando uma nova fase " temos a graça e o privilégio de colocar em prática tudo o que aprendemos nestes anos. Penso que temos que saber usar nossa liberdade, mas não podemos esquecer a nossa obediência na vivência da palavra no momento presente.
           Se observarmos no antigo testamento a revelação dos 10 mandamentos naquela época, Deus usou sete vezes a palavra "não". Hoje a humanidade já esta bem evoluída e proativa e temos a graça de saber qual o caminho a seguir.. "
AGORA É CONOSCO".


QUE DEUS NOS DÊ A GRAÇA DE SERMOS FIÉIS A TUDO QUE APRENDEMOS.


2 comentários:

  1. O tema desse ano é um grande desafio à todos, a proposta de ir até o outro, de recebe-lo quando se achega a nós, sendo ele aquilo que é: Deus, por que Deus habita ali e devemos amar a Deus em cada um!
    O encontro foi bem bacana e muito bem representado com uma grande porção da comunidade de Ribeirão Preto!
    UNO
    Jonas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas ; Grato pelo comentário.. é muito importante para nós ....

      abraço Uno Noel

      Excluir