quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Gen Fest 2012

MOVIMENTO DOS FOCOLARES


Quem somos
O promotor do evento é o Movimento dos Focolares, que nasceu em Trento em 1943, e foi fundado por Chiara Lubich. Difundido em 194 países, se caracteriza pela fisionomia de um pequeno povo composto por pessoas de diferentes culturas, credos e níveis sociais.





Tem como carisma a unidade: realizar hoje o projeto de fraternidade universal que Jesus mesmo trouxe sobre a Terra, ao pedir ao Pai "Que todos sejam um", e se empenham em fazê-lo em cada campo da vida social, econômica, política e cultural.



A expressão jovem do Movimento dos Focolares são os Jovens por um Mundo Unido: jovens de 17 a 30 anos que, por meio de campanhas internacionais, manifestações públicas locais e mundiais, ações de todo gênero e gestos de solidariedade no cotidiano, incidem sobre a opinião pública e sobre a sociedade em seus países.

LET’S BRIDGE




"Um laboratório para o mundo"


Jovens de muitos países, de diversas etnias, culturas e religiões se reencontrarão em Budapeste, movidos por uma ideia que já é experiência de vida e ação social: construir um mundo mais unido e solidário. Estes serão a alma de "let’s bridge" (vamos construir pontes), a décima edição do Genfest: um evento que desde 1973 atingiu dezenas de milhares de jovens, sem contar com aqueles que o seguiram pela mídia.

Não somente uma ocasião de encontro, troca e confronto sobre temas como economia, arte, problemas sociais e diálogo intercultural, mas, sobretudo, um convite a construir em primeira pessoa e junto com os outros pontos de fraternidade.

De 31 de agosto a 2 de setembro de 2012, a capital húngara se tornará um laboratório de unidade para o mundo inteiro. Graças também ao trabalho de outros três mil voluntários desta obra.

BUDAPEST


A cidade









A Arena de Esportes de Budapeste não será a única a acolher os participantes do Genfest, patrocinado, entre outros, pela União Europeia; os eventos serão distribuídos por toda a cidade, coração pulsante da vida social, econômica, artística e cultural da nação. Os habitantes de Budapeste são 20% da população húngara e a capital concentra 60% das atividades econômicas.


Budapeste é considerada uma das mais belas capitais europeias e concentra constantemente numerosos turistas de todo o mundo. O Genfest será, portanto, uma ocasião para conhecer não somente os húngaros, mas também os muitos estrangeiros que visitam esta via entre a Europa central e oriental às margens do Danúbio.

MARIA VOCE
Presidente


Maria Voce foi eleita presidente do Movimento dos Focolares no dia 7 de julho de 2008 em uma Assembleia Geral. É a primeira focolarina que sucede a fundadora, Chiara Lubich, falecida em 14 de março do mesmo ano.


JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
O que fazem
Têm um objetivo forte: batalhar para construir um mundo unido.

Por isso procuram antes de tudo mudar a si mesmos, renovando-se com amor concreto; colaboram com todos aqueles que se empenham por este objetivo e procuram envolver os outros a fazerem o mesmo.

Sua estratégia é percorrer diversos caminhos rumo à unidade: entre as gerações, entre os povos, entre grupos etnicos; entre quem tem e quem não tem, com quem sofre e está só, para reestabelecer a unidade entre o homem e a natureza; para derrubar cada barreira.

A nível mundial, lançam ações para ajudar vitimas das guerras e desastres naturais, participam de iniciativas a favor da paz, como a campanha "Arms down" para o desarmamento, junto à Onu.

A nível local, levam pra frente projetos para devolver a vida nas suas cidades, como a criação de espaços de reencontro, ações concretas no campo de integração dos estrangeiros, assistência aos idosos, deficientes e pessoas com dificuldades e pela promoção de uma cultura da gratuidade. Constroem ‘fragmentos de fraternidade’ em todas as latitudes.

Envolvem também instituições, especialmente durante a Semana do Mundo Unido (SMU) que ocorre todos os anos.

GENFEST

A História


1973 –
Loppiano (Florença) – primeiro Genfest da história – 8000 jovens de toda a Europa, um título progamático "Homem mundo além de cada barreira"


1975
– Palaeur de Roma – "A unidade é possivel". 20.000 jovens, pela primeira vez vindos dos 5 continentes, são recebidos e abençoados por Paulo VI que exclama: "Nasce um mundo novo!"


1980 –
Em plena Guerra Fria, 40.000 jovens se reunem no estádio Flaminio, em Roma. É traçado um objetivo: "Por um mundo unido"


1985
– Um momento chave: nasce o Movimento Jovens por um Mundo Unido. O título foi: "Muitos caminhos para um mundo unido". O evento aconteceu no Palaeur de Roma e participaram milhares de jovens, conectados por telefone da América à Austrália.


1987
– Em 40 paises dos cinco continentes, 120 mil jovens se reúnem nos Genfest nacionais para identificar "a desunião do próprio país e elaborar intervenções concretas e objetivas".


1990
"Mundo unido – Ideal que se faz a história": a queda dos muros entre leste e oeste parece acelerar os tempos. No Palaeur de Roma estavam finalmente presentes também os jovens do leste europeu, após a queda do muro do Berlim. Quem os acolhe é João Paulo II, que havia contribuído para a queda do muro. Uma conferencia, via satélite, transmite o Genfest em cada canto da terra.


1993
– 130 mil jovens se encontram em 56 Genfest nacionais como sinal de unidade dos povos.


1995
– Palaeur de Roma – "Vamos mostrar o mundo unido". Forte exposição na mídia, 4 emissores de satélite, 55 canais nacionais, 350 canais regionais levam a mensagem do Genfest a milhões de pessoas, a primeira transmissão via internet. É lançada a Semana Mundo Unido.


2000
- Estádio Flamino de Roma, o Gensfest é inserido como evento da Jornada Mundial da Juventude.


2012
– Em preparação: "Let’s Bridge! – Arena de esportes de Budapeste

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Meu nome é Ildi. Sou de Budapeste e moro em Belo Horizonte. Tenho uma agencia de viagem. Gostaria de ofercer meus servicos. Em caso voces preciam ajuda para conseguir acomodacao e traslado durante o Genfest tenho os meios de conseguir precos justos e bons servicos para os participantes do evento.
    Atenciosamente

    ResponderExcluir