segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sugestão de Atividades para o Gen Fest 2012

Olá GENte,


Estava assistindo TV e vi uma notícia deliciosa sobre os Macarons, um doce Francês, que está fazendo muito sucesso aqui no Brasil. Então resolvi pesquisar e deixar como sugestão para todos os Gens que vão ao GenFest. Quem sabe não podemos fazer para vender?! Já provei e realmente é delicioso.

Um Abraço.

Uno.








Eles já estão colorindo as padarias, em Florianópolis, mas ainda são novidade para muita gente.
 Em uma única loja, são vendidos 12 sabores do macaron, um doce clássico na França. “No conceito de loja gourmet não poderia faltar doces de várias partes do mundo. Principalmente os franceses, que a doceria francesa é tão tradicional. Escolhendo dentre os doces o mais destacado, que é emblemático, são os macarons”, diz Luciane Daux, consultora gastronômica.

Entre os macarons mais famosos da França estão os de baunilha, framboesa e chocolate, mas a lista de sabores é imensa. Tem até de azeite de oliva. Já que é possível criar, as docerias daqui decidiram usar os sabores bem brasileiros.

“O maracujá, que é uma fruta típica brasileira, ele está no meu cardápio e o de doce de leite que agrada a todos. O doce de leite mesmo sendo um doce muito tradicional na Argentina, no Uruguai, mas o brasileiro adora um doce de leite”, explica a dona da casa de chás, Mayra Pauli.

A designer de sobrancelhas Stela Mansur trocou os bem casados que daria de lembrança no aniversário por macarons coloridos. “Eu acho uma idéia super original, porque eu não tinha visto ainda em nenhuma festa, esse tipo de opção. Como eu queria fazer uma coisa diferente, eu achei que era o ideal, a ideia ideal, porque surpreende”.

A massa é à base de claras, açúcar e farinha de amêndoas. Existem alguns truques para a receita não desandar. “Eu vou dar umas batidinhas, para ele ficar mais lisinho na parte superior e vou deixar descansando aqui por 12 minutos”, conta Paula Popi.

Os macarons devem ir para o forno pré-aquecido na menor temperatura possível. A doceira dá outras dicas: “vou contar um segredinho, eu coloco essa forma na parte inferior para proteger a base dos meus macarons na hora de assar. Deixo aqui agora por 12 minutos”.

Depois é só esperar que esfriem e começar a montagem. “A gente vai pegar as duas conchinhas e vai unir com o recheio que eu fiz aqui. Eu escolhi fazer de limão siciliano e de ganache de chocolate, mas isso é opção sua. Pode ser de pistache, pode ser de doce de leite, pode ser de amendoim, isso vai do gosto de cada um”, garante.

Receita para 20 macarons:


  • 90 g de farinha de amêndoas, se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju.
  • 40g de farinha de trigo
  • 200g de açúcar de confeiteiro
  • claras de 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 30g de açúcar refinado
  • 20 gotas de corante vermelho e 5 de corante verde para obter uma cor meio marron
  • Para o recheio Ganache:
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 130 g de chocolate em barra ao leite
  • 3 colheres de sopa de nata ( creme de leite fresco).


  • Modo de Preparo
    1. Misture a farinha de amêndoas, afarinha de trigo, o açúcar de confeiteiro e o chocolate
    2. Passe a mistura por uma peneira para obter um pó fininho, reserve
    3. Aqueça as claras no microondas por 30 segundos, mexa, veja se perdeu um pouco da viscosidade, se necessário coloque por mais 30 seguntos até deixar morninho
    4. Só tome cuidado para não deixar cozinhar
    5. Coloque as claras numa batedeira, bata até formar clara em neve, depois misture aos poucos o açúcar refinado
    6. Quando formar um creme firminho acrescente o corante misturando bem
    7. Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você peneirou aos poucos misturando com um batedor
    8. Quando tiver bem homogêneo coloque a massa num saco de confeiteiro
    9. Pegue uma forma forrada com papel manteiga e untada com farinha e manteiga, esprema o saco de modo que sejam dispostas na forma 40 bolinhas, macarons
    10. Deixe descansar por 20 minutos, as bolinhas ficarão achatadas edevem ter aproximadamente 2 cm de largura cada, não esqueça de deixar um espacinho entre cada macaron
    11. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 15 minutos, sendo que deve-se deixar o forno entre-aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos
    12. Deixe esfriar os macarons
    13. Caso fique difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los, umedeça a forma com um pouco de água para que o papel manteiga absorva essa água soltanto mais facilmente os macarons

      Recheio:
    1. Derreta o chocolate no microondas, leve os ingredientes do recheio ao fogo baixo misturando bem até formar um creme liso
    2. Recheie uma face do macaron e feche com outro macarron como se fosse um biscoito recheado
      Informações Adicionais
    1. O macaron é uma iguaria francesa criada na época renascentista, muito apreciada pela aristocracia da época. Há versões que a sua origem real é Veneza na Itália.
      A pâtisserie Ladurée, em Paris imortalizou os docinhos preferidos da rainha Maria Antonieta. Em Paris, cada unidade de macaron custa cerca de 1 euro.

      Você pode fazer macarons de várias cores, basta usar diferentes corantes. Você pode também rechear com geléia, doce de leite, chocolate branco, brigadeiro. Use a imaginação!
    É isso ae Galera! Um abraço e Boas Vendas!



    2 comentários:

    1. Muito criativo, obrigada pela ideia!
      Vou lançar essa proposta aqui na minha cidade também! ^^

      ResponderExcluir